Movimento Vendedor de Valor expande para todo o Brasil

 

Uma missão com propósito bem claro: capacitar e qualificar os vendedores de calçados de todo o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento do setor.  Assim pode ser definido o Movimento Vendedor de Valor!, que, a partir desta 5a versão que chega agora ao mercado agora, expande sua atuação para todo o Brasil.

 

Após graduar-se no curso de Marketing, completar quase três décadas na área de vendas e há 14 anos sendo o pioneiro em treinamentos ininterruptos para vendedores do varejo calçadista de Goiás, Distrito Federal e Tocantins, o líder do Movimento “Vendedor de Valor!”, Marcelo Rocha, se encontra preparado e disposto a expandir a ação para todo o território nacional.

 

Além dos eventos presenciais, que seguirão na agenda e que precisam ser organizados previamente, Marcelo está mergulhando nas plataformas digitais e disponibilizará os treinamentos de modo remoto no Hotmart e no Eduzz. “Apartir da 5a edição, vou apresentar para todo o Brasil a palestra “MUDE! A FORMA DE VENDER MUDOU!” presencialmente e pelas plataformas digitais. E, em breve, o novo site abrigará todas estas informações. Vamos  vender cursos on-line para formar, capacitar e desenvolver as futuras gerações para iniciarem na jornada de vendas no segmento calçadista brasileiro”, enfatiza. 


Mudança de mentalidade
Segmentos, como os de bares e restaurantes e de hotelaria, formam, treinam e capacitam suas equipes de atendimento aos clientes. “Do segmento do varejo farmacêutico, cito e parabenizo, como referência no atendimento humanizado, a Rede de Farmácias Drogasil (@drogasiloficial), cujo o time é brilhantemente treinado para atender com simpatia e empatia todos os clientes que procuram seus produtos e serviços, nos 7 dias da semana. Eles conseguem manter o padrão (cultura organizacional) em todas as suas dezenas ou centenas de lojas por todo o Brasil.


Os setores de moda calçadista, confecções, bolsas e acessórios em geral não conseguem fazer isso, porque, além de não terem a cultura organizacional de treinamento, muitas vezes se mostram retrógados e amadores, do tempo que se amarrava cachorro com linguiça. “A maioria dos gestores lojistas e stakeholders dos segmentos que citei acima acha que treinar é perda de tempo, pensa que, se capacitar um colaborador, logo o concorrente vai roubá-lo da empresa. O MOVIMENTO VENDEDOR DE VALOR! é uma mudança desta mentalidade”, complementa.

 

Adesão tem que ser imediata
Se não houver adesão urgente ao movimento Vendedor de Valor!, o nosso varejo físico não só continuará “expulsando” de suas lojas os clientes que desejam comprar produtos caros com valor agregado alto e vantagens competitivas, para esses potenciais clientes comprarem nos shoppings, pela internet nas lojas on-line , marketplace, Amazon, Shein, Shopee, Mercado Livre e Alibaba etc….  como também continuará morrendo pela falta de mentalidade de crescimento da nossa cadeia calçadista.

 

É preciso atrair e cativar a GERAÇÃO Z

Marcelo alerta também que é preciso criar desejo na geração Z (correspondente aos nascidos a partir de 1995 até aproximadamente 2010) de vir para o nosso setor calçadista fazer carreira profissional  e crescer como pessoa e ser espiritual, com ótimos networks e aprendizado com sua nova visão de mundo.


Mas como atrair os jovens?  “Estudando as características a seguir da geração Z, e outras informações importantes de visão de mundo em decorrência da tecnologia, desejos e anseios que estão nos livros que vou indicar a seguir como leitura (veja quadro abaixo) e estudo obrigatório, para o próprio bem da sua empresa e do seu futuro como gerente ou diretor da sua loja física”, enfatiza.  Isso tudo vai dar clareza e fazer sentido para o talento humano da geração Z no seu crescimento holístico e não só centrado no valor da hora paga pelos serviços prestados em qualquer atividade empresarial”, complementa Marcelo Rocha.

 

Imprenscindível criar a cultura da venda consultiva

Por fim, argumenta Marcelo, não adianta nosso varejo físico calçadista investir recursos caros em estrutura física, estoques e marketing para atrair o cliente que está com nova jornada de compras devido ao desenvolvimento tecnológico (exemplo: chatGPT, lojas virtuais, marketplace etc) se quando o cliente chega na loja o Vendedor Transacional (leia definição a seguir) não foi preparado pra ser um Vendedor Consultivo (leia definição a seguir ), causando insatisfação no cliente e despertando nele cada vez mais o hábito de querer fazer negócios no digital, que está abastecido de todo conhecimento técnico e atendimento humanizado, para atender suas necessidades de compras 24h por dia e 7 dias por semana. “O consultor de vendas é o vendedor que sabe fazer vendas complexas, que agrega valor e experiência positiva ao ato de vender”, finaliza.

 

Reconhecimento de peso a um trabalho incansável

 Devido a sua atuação incansável para colaborar de modo efetivo pelo desenvolvimento dos profissionais de vendas de todos os segmentos do varejo de Goiás, Marcelo Rocha foi agraciado, no dia 28 de junho de 2024, com a Medalha Mérito Classista, maior honraria da entidade FACIEG - Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Goiás -, por ter apresentado a palestra VENDEDOR 4.0 para 3.270 vendedores, empreendedores e diretores lojistas, em mais de 50 municípios de Goiás, entre maio de 2023 e junho de 2024.

 

O projeto Vendedor 4.0 nasceu pela iniciativa do Cristiano Caixeta, presidente do Sindilojas Goiás, que, no início de 2023, juntou vários parceiros, como a FACIEG e a Goiâniacal Eventos, para montar um grande plano de ação para ajudar a preparar e qualificar profissionais de vendas, desde o jovem aprendiz até os vendedores veteranos. “Até no final do mandato do presidente Caixeta, apresentarei a palestra VENDEDOR 4.0 para o total de 241 municípios goianos”, revela Marcelo.


Por sua atuação, Marcelo Rocha também recebeu o Diploma de Reconhecimento do Sindilojas Goiás, uma distinção reservada a poucos e que representa o reconhecimento do setor à atuação e à vontade inquebrantável de Marcelo no sentido de contribuir para o desenvolvimento dos varejos goiano e brasileiro.

 

Marcelo Rocha |(62) 99972-0336 |marcelo@marcelocarvalho.com.br | www.instagram.com/oficialmarcelorocha